Recursos Geológicos:
Bens naturais na crusta terrestre que podem ser extraídos e utilizados a favor do Homem.
Recursos Renováveis:
São recursos que podem ser repostos à medida que são consumidos.
Recursos Não Renováveis:
São recursos que têm um processo de formação muito lento, esgotam-se rapidamente e deste modo, não é possível a sua renovação à escala da vida humana.
Num mundo cada vez mais industrializado, os recursos energéticos tornam-se vitais. O crescimento económico e o aumento demográfico fez aumentar extraordinariamente os consumos energéticos, em especial o dos combustíveis fósseis.
Combustíveis Fósseis:
O carvão, o petróleo e o gás natural são recursos energéticos não renováveis e que se aproximam rapidamente do esgotamento.
A energia que contém está armazenada nas ligações químicas de compostos orgânicos, sujeitos a complexas transformações ao longo do tempo.
O carvão é principalmente utilizado em centrais termoeléctricas para produção de energia eléctrica. O petróleo e o gás natural são utilizados como combustíveis. O petróleo tem numerosas utilizações industriais.
O uso intensivo dos combustíveis fósseis, aliado à desflorestação que se tem verificado nos últimos anos, tem contribuído para o aumento na atmosfera de gases causadores do efeito de estufa, o que conduz a graves alterações climáticas.
A extracção do carvão em minas e a extracção de petróleo em poços podem causar a contaminação dos solos e da água.
Energia Nuclear:
A produção de energia nuclear baseia-se na fissão controlada de urânio em reactores nucleares. Esta reacção liberta grandes quantidades de energia sob a forma de calor.
Energia Geotérmica:
É um recurso geológico que pode ser utilizado como fonte de energia limpa. As zonas de elevado gradiente geotérmico, como é o caso das zonas vulcânicas, são muito importantes para o aproveitamento da energia geotérmica. Este aproveitamento implica a existência de um fluido, normalmente a água, que transporta o calor do interior da Terra para a superfície.
Recursos Minerais:
Incluem numerosos materiais utilizados pelo Homem e que foram concentrados, muito lentamente, por uma variedade de processos geológicos.
Os recursos minerais podem classificar-se por metálicos e não metálicos.
Apenas em zonas muito restritas do planeta pode-se encontrar elementos químicos em concentrações superiores à da sua concentração média na crusta terrestre. Dá-se o nome de clarke à concentração média de um elemento químico na crusta terrestre. Assim, pode-se considerar que num local existe um jazigo mineral quando a concentração média de um determinado elemento químico aí identificado é muito superior ao clarke desse elemento. Tem-se um minério quando um mineral ou agregado de minerais sólido ocorre na natureza, com interesse económico e a partir do qual se pode obter, após beneficiação, um ou mais constituintes. Certos minerais contêm determinados metais, sendo os mais comuns os sulfuretos.
Juliana Cunha e Sara Mendes
sexta-feira, 4 de junho de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário