Investigadores descobriram acidentalmente este material quando poliam pedaços do Haverö
foram descobertos dois novos tipos de diamantes mais duros do que que se formam na Terra. A equipa de investigadores encontrou este tipo de material no meteorito Haverö, que caiu na Filândia há 39 anos. O estudo foi publicado na revista "Earht and Planetary science Leters".
Este achado acidental aconteceu quando a equipa, dirigida por Tristán Ferroir, da Universidade de Lyon (frança), estava a polir o pedaço do meteorito com parte de diamante.
Durante o polimento do meteorito, os invertigadores encontraram pontos carregados de carbono sobre a superfície. Estas zonas revelaram-se mais duras do a pasta que estavam a utilizar.
O invertigador explicou que quando ocorre um impacto, as camadas dos asteróides podem formar zonas muito resistentes na superficie.
Portanto o que aconteceu com o Haverö foi que as camadas de grafite devem ter aquecido o suficiente para criar laços entre elas, que é exatamente a fórmula que se utiliza para a produção de diamantes.
A equipe analisou os cristais com instrumentos de alta presão o que permitiu confirmar que se tinha encontrado um novo polimero de carbono, assim como um tipo de diamante que se procurava há décadas mas que nunca se tinha encontrado na natureza.
Esta amostra é mais dura do que os diamantes regulares. No entanto devido ao seu tamanho diminuto, não pode ser comparada aos diamantes ultra duros que se fabricam artificialmente. ainda assim os cientistas acreditam que a descoberta pode ajudar a criar diamantes artificiais ainda mais duros.