O sismo de magnitude 7.3 na escala de Richer que abalou no dia 13 de Janeiro de 2010 o Haiti e a República Dominicana foi um dos mais fortes já registados nos dois países das Caraíbas, segundo especialistas locais.
O director do Instituto Sismológico Universitário da República Dominicana, Eugenio Polanco, disse que o sismo e as réplicas - pelo menos três - sentidas no dia 13de Janeiro de 2010 nas Caraíbas devem ser classilicados como "grandes" abalos.
"Desde o terramoto de 4 de Agosto de 1946, que foi de 8.1 graus, que não se registava um fenómeno tão forte como este, pelo menos na República Dominicana" disse.
O sismólogo rcordou ainda que o movimento das placas tectónicas em 1946 causou um tsunami na costa do Atlântico que afectou a cidade de Nagua, no noreste da República Dominicana.
Outro forte abalo registado naquele país das Caraíbas ocorreu a 22 de Setembro de 2003. quando a terra tremeu a uma escala de 6.5 graus, causando a destruição de um centro educativo e graves danos noutros edificios da cidade de Puerto Plata, no norte.
O epicentro do sismo registrou-se às 21:53 (hora de Lisboa) e teve epicentro 15 quilómetros a oeste de Port-au-prince e a cerca de dez quilómetros de profundidade, tendo já sido sentidas 3 réplicas de menor intensidade, de 5.9, 5.5 e 5.1 graus, segundo o Instiuto Geológico dos Estados Unidos.
O sismo que abalou a ilha La Española, onde se situam o Haiti e a República Dominicana, que ocupa os dois terços orientais da ilha, fez ruir vários edifícios públicos incluindo o Palácio Nacional, que acolhe a presidência do Haiti, e foi sentido também em Cuba, na Jamaica e Bahamas.
domingo, 24 de janeiro de 2010
sábado, 23 de janeiro de 2010
Subscrever:
Mensagens (Atom)